Nutriente sob o radar evita problemas cardíacos

Esta vitamina não chama muita atenção. Mas os pesquisadores descobriram que pode ser o nutriente mais importante para o coração.

Pode prevenir uma doença grave e comum que geralmente leva a uma parada cardíaca súbita.[1]

Pesquisadores da Augusta University, na Geórgia, queriam descobrir se essa vitamina poderia interromper a hipertrofia ventricular esquerda (HVE). É um alargamento e espessamento graduais das paredes do ventrículo esquerdo do coração. Essa é a câmara de bombeamento principal.

Com o tempo, a HVE faz com que o músculo cardíaco perca elasticidade, trabalhe mais e, eventualmente, deixe de bombear sangue suficiente. Isso pode levar à insuficiência cardíaca. Também pode desencadear um ataque cardíaco.[2]

Cerca de 40% da população tem HVE. Está relacionado com a obesidade, o tabagismo e o histórico familiar como fatores de risco para ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.[3] [4]

A vitamina K previne a hipertrofia ventricular esquerda

Em seu estudo, pesquisadores da Augusta University examinaram 766 jovens. Por meio de ecocardiogramas, eles avaliaram a estrutura e o funcionamento do ventrículo esquerdo dos participantes. Eles também coletaram dados sobre sua dieta e atividade física.[5]

Embora os participantes fossem jovens, 10% apresentavam algum grau de HVE. Aqueles que consumiram menos vitamina K tinham probabilidade três vezes maior de ter HVE.

Os pesquisadores concluíram: “O maior consumo de vitamina K pode influenciar favoravelmente os marcadores subclínicos da estrutura e função cardíaca”.

O estudo foi publicado em The Journal of Nutrition.

É fácil obter mais vitamina K

A vitamina K não é boa apenas para o coração. Ele estimula a coagulação normal do sangue. Isso o torna um nutriente essencial para a cura de lesões. A vitamina K também reduz a perda óssea associada ao envelhecimento.[6]

A vitamina K também é conhecida como filoquinona ou vitamina K1. Você não precisa de muito para manter seu coração saudável.

No estudo, os participantes que receberam 90 microgramas por dia não tinham probabilidade de apresentar HVE.[7]

Boas fontes dietéticas de vitamina K incluem:

CollardsFolha de alfaceCouveMostarda verdeSalsaalfaceEspinafreacelgaVerdurasBrócolisCouve de bruxelasCouve-florRepolho[8]

Comer apenas uma pequena quantidade de verduras todos os dias fornece vitamina K suficiente para evitar a HVE. Por exemplo, apenas um quarto de xícara de couve cozida contém 265 mcg de K1.[9]

Você também pode obter a vitamina K de que precisa em um suplemento. Procure um que inclua os formulários K1 e K2. Mas certifique-se de tomá-lo com uma refeição, de preferência uma com algumas gorduras saudáveis.

A vitamina K é solúvel em gordura. Tomá-lo com uma refeição que inclua azeite de oliva, abacate, peixes selvagens ou carne orgânica ajudará seu corpo a absorvê-lo.

A vitamina K pode interagir com vários medicamentos comuns. Eles incluem anticoagulantes, antibióticos e estatinas. Portanto, verifique com seu médico antes de tomá-lo.[10]

Nota do editor: Se você está preocupado com seu coração, há algo que você deve saber que pode salvar sua vida …

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Referências:

[1] https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/left-ventricular-hypertrophy/basics/complications/con-20026690

[2] https://health.clevelandclinic.org/understanding-the-dangers-of-left-ventricular-hypertrophy/

[3] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22113443

[4] https://www.hindawi.com/journals/ijhy/2011/495349/

[5] http://jn.nutrition.org/content/147/10/1960.full

[6] https://www.drweil.com/vitamins-supplements-herbs/vitamins/health-benefits-of-vitamin-k/

[7] https://www.medicalnewstoday.com/articles/319645.php

[8] https://www.livescience.com/51908-vitamin-k.html

[9] http://healthyeating.sfgate.com/much-vitamin-k-half-cup-spinach-micrograms-4934.html

[10] https://www.medicalnewstoday.com/articles/219867#risks

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